quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tecido Nervoso

O tecido nervoso constituído por até  um trilhão de neurônios com milhares de interconexões, forma o complexo de sistema de comunicação neuronal dentro do corpo. 

Anatomicamente , este sistema é divido em: Sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal; e o Sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominadas gânglios nervosos.

O tecido nervoso apresenta dois componentes principais :

Neurônios- Células geralmente com longos prolongamentos;

Células Glia ou Neuróglia- que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.

Células do Sistema Nervoso

As células do sistema nervoso são divididas em duas categorias : os neurônios, responsáveis pelas funções de percepção, integração e motoras do sistema nervoso; e as células da neuróglia, que sustentam e protegem os neurônios.

Neurônios

Os neurônios são formados por um corpo celular ou pericárdio, que contém núcleo e do qual partem prolongamentos. Em geral, o volume total dos prolongamentos de um neurônios é maior do que o volume do corpo celular.

Os neurônios possuem morfologia complexa, porém quase todos apresentam três componentes:

Dendritos: Prolongamentos numerosos, especializados na função de receber os estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios;

Corpo Celular: É centro trófico da célula e é também capaz de receber estímulos;

Axônio: Um prolongamento único,especializado na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outra células.



Os neurônios são células responsáveis pela percepção e transmissão dos impulsos nervosos do e para o SNC.

Fotomicrografia de um neurônio motor;

Células da Glia

As células neurogliais cuja função é dar suporte físico e metabólico e proteção aos neurônios. Sob a designação geral da neuroglia ou glia, incluem-se vários tipos celulares presentes no sistema nervoso central, ao lado dos neurônios.

Célula da microglia- 1700x;


Oligodendrócitos

Os oligodendrócitos produzem as bainhas de mielina que servem de isolantes elétricos para os neurônios dos sistema nervoso central. Os oligodendrócitos têm prolongamentos que se enrolam em volta doas axônios, produzindo a bainha de mielina.

Oligodendrócitos-1900x;

Células de Schwann

As células de Schwann tem a mesma função dos oligodendrócitos, porém se localizam em volta dos axônios do sistema nervoso periférico. Cada célula de Schwann forma mielina em torno de um segmento de um único axônio. Ao contrário, os oligodendrócitos tem prolongamentos, por intermédio dos quais envolvem diversos axônios.

Astrócitos

Os astrócitos são células de forma estrelada com múltiplos processos irradiando do corpo celular. Essas células apresentam feixes de filamentos intermediários constituídos pela proteína fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular.

Os astrócitos com prolongamentos menos numerosos e mais longos são chamados de astrócitos fibrosos e se localizam na substância branca. 

Astrócitos fibrosos com prolongamentos em torno de vasos sanguíneos- 1000x;

Os astrócitos protoplasmáticos encontrados na substância cinzenta apresentam maior número de prolongamentos que são curtos e muito ramificados.

Astrócitos protoplasmáticos próximos a superfície do cérebro- 1900x;



Além da função de sustentação, os astrócitos participam do controle da composição iônica e molecular do ambiente extracelular dos neurônios. Os astrócitos também participam da regulação de diversas atividades dos neurônios.

Células Ependimárias 

As células ependimárias são células epiteliais colunares que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal. Em alguns locais as célula ependimárias são ciliadas, o que facilita a movimentação do líquido cefalorraquidiano.

Microglia

As células da microglia são pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares. Essas células podem ser identificadas nas lâminas histológicas coradas pela hematoxilina-eosina porque seus núcleos são escuros e alongados, contrastando com os núcleos esféricos das outras células da glia.

As células da microglia são fagocitárias e derivam de precursores trazidos da medula óssea pelo sangue, representando o sistema mononuclear fagocitário no sistema nervoso central. Elas participam da inflamação e da reparação do sistema nervoso central.

Algumas fotomicrografias de constituintes do tecido nervoso;



 Na substância cinzenta são encontrados:

- corpos celulares dos neurônios, com granulações de Nissl no citoplasma. Cada célula tem um núcleo grande e claro cujo limite nem sempre é evidenciado. O nucléolo é visualizado como um ponto redondo e escuro;

- núcleos de células da neuróglia ;

- fibras amielínicas, dificilmente visualizadas.

O orifício do H medular é o canal ependimário, revestido pelas células ependimárias, pertencentes a neuróglia.

Na substância branca são encontradas:

- Principalmente, fibras nervosas mielínicas. Estas aparecem como pequenos círculos vazios, que apresentam em seu interior um ponto escuro correspondente ao axônio. Nesta região da medula, também são visíveis núcleos de células da neuróglia, que não podem ser diagnosticados com esta técnica.

Medula espinhal: C= substância cinzenta , B= substância branca ,  E= canal ependimário - 40x; 

Substâncias branca  e cinzenta-100x; 

Transição: substância cinzenta  e branca -100x;


Substância cinzenta -100x;

Corte transversal da medula espinhal na transição entre a substância cinzenta- 100x;


Substância cinzenta do cerebelo e a substância branca - 40x;

Cerebelo - camadas da córtex: granulosa, Purkinje e molecular-100x; 


Cérebro, córtex -100x; 

Célula de Purkinje -400x; 

Gânglio nervoso -100x;


Gânglio nervoso -40x;

Nervo: axônio de fibra nervosa mielínica, endoneuro, perineuro e epineuro -400x; 


Nervo: epineuro, perineuro e feixe nervoso -100x;


Neurônio de gânglio nervoso -400x; 

Neurônio -400x; 


Neurônio piramidal -400x;

Plexo mioentérico: núcleo de neurônio -400x; 



Nenhum comentário:

Postar um comentário