O tecido muscular é constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, geradoras das forças necessárias para contração desse tecido, utilizando energia contida nas moléculas de ATP.
As células musculares têm origem mesodérmica, e sua diferenciação ocorre pela síntese de proteínas filamentosas, concomitamente com o alongamento de células.
De acordo com suas características morfológicas e funcionais, distinguem-se em três tipos de tecido muscular : Músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e o músculo liso.
Tecido Muscular Estriado Esquelético
O tecido muscular estriado esquelético é composto por longas células cilíndricas multinucleadas que sofrem contração voluntária para facilitar o movimento do corpo ou de suas partes.
Em suas fibras musculares os numerosos núcleos se localizam na periferia das fibras, nas proximidades do sarcolema. Esta localização nuclear característica ajuda a distinguir o músculo esquelético do músculo cardíaco, ambos com estriações transversais, pois o músculo cardíaco os núcleos são centrais.
Corte transversal de músculo estriado esquelético - 2000x;
Músculo estriado esquelético em corte transversal e em corte longitudinal - 600x;
Músculo estriado esquelético corte longitudinal - 400x;
Corte longitudinal de fibras musculares estriadas esqueléticas - 540x;
Tecido Muscular Estriado Cardíaco
O tecido estriado muscular cardíaco é um tecido muscular involuntário limitado ao coração e ás porções proximais das veias pulmonares. O tecido estriado muscular cardíaco é derivado de uma massa estritamente definida de mesênquima esplâncnico, o manto mioepicárdico, cujas células originam o epicárdio e o miocárdio.
O músculo do coração é constituído por células alongadas e ramificadas, que se prendem por meio de junções intercelulares complexas. Essas células apresentam estriações transversais semelhantes ás do músculo esquelético, mas, ao contrário das fibras esqueléticas que são multinucleadas, as fibras cardíacas possuem apenas um ou dois núcleos centralmente localizados.
Uma característica exclusiva do músculo cardíaco é a presença de linhas transversais fortemente coráveis que aparecem em intervalos irregulares ao longo da célula.
Desenho de um corte de músculo cardíaco.
Micrografia eletrônica de corte longitudinal de músculo cardíaco - 30000x;
Tecido muscular estriado cardíaco em corte longitudinal - 540x;
Tecido muscular estriado cardíaco em corte transversal -540x;
Células musculares estriadas cardíacas em corte longitudinal - 270x;
Tecido Muscular Liso
As células do terceiro tipo de tecido muscular não possuem estriações transversais, consequentemente, elas são referidas como fibras musculares lisas.
O tecido muscular liso é encontrado na parede de vísceras ocas, nas paredes dos vasos sanguíneos, nos ductos maiores de glândulas compostas, nas vias respiratórias, e em pequenos feixes no interior da derme da pele.
O tecido muscular liso não está sob controle voluntário, ele é regulado pelo sistema nervoso autônomo, por hormônios e por condições fisiológicas locais. Portanto, ele também é referido como músculo involuntário.
Eletromicrografia de células musculares lisas;
Tecido muscular liso em corte longitudinal -540x;
Tecido muscular liso em corte transversal - 540x;
Tecido muscular liso corte transversal e longitudinal - 400x;
Nenhum comentário:
Postar um comentário