domingo, 18 de agosto de 2013

Tecido Epitelial de Revestimento

 Epitélio é um termo derivado do grego que literalmente significa “tecido que cresce sobre outro”, é o tecido que cobre toda a superfície livre do corpo. Os epitélios em geral consistem em camadas de células empacotadas compactamente que tipicamente repousam em aposição sobre superfícies do corpo ou órgãos, tecido no qual é caracterizado principalmente por possuir alta densidade celular com espaço intercelular muito reduzido e ausência de suprimento vascular direto, exceto em vasos sanguíneos. Está mais comumente associado ao tecido conjuntivo e fixado a ele por uma membrana basal.

As funções do epitélio incluem proteção das superfícies externas e orifícios do corpo, absorção e secreção de materiais dentro e fora dos lumes ou cavidades, transporte superficial de substâncias através de cílios e recepção sensorial, como gustação ou olfação.

Classificação

A sua classificação é primariamente baseada na forma das células e seu arranjo em um ou mais folhetos ou camadas.


Epitélios simples possuem só uma camada de células, enquanto os de mais de uma camada são designados como epitélio estratificado, também podemos encontrar células que possuem o posicionamento irregular dos núcleos dando a impressão de tecido multiestratificado, porém ele possui uma camada apenas, este denominado de epitélio de revestimento pseudoestratificado.

 De acordo com a forma das células que estão em contato com o espaço livre, o epitélio é posteriormente subdividido nos tipos:

- Pavimentoso: no qual a célula se apresenta achatada de tal  forma que nos lembra os pavimentos de rua;

- Cúbico: assim como o próprio nome designa é uma célula de forma cuboidal;

- Cilíndrico: conhecida também como prismática ou colunar;

Ao longo de diferentes formas de epitélio encontramos modificações ou especializações de membrana que também irão participar da classificação. Nesses tecidos em particular na sua porção apical possuem uma variedade de modificações que auxiliam na divisão, digestão e movimento de partículas materiais.

Microvilosidades: São pequenos processos cilíndricos citoplasmáticos comumente encontradas em células de absorção e de transporte em epitélio colunar e cúbico frequentemente são designadas como tendo uma borda em escova ou bordas estriadas. Elas servem para aumentar  área de superfície para absorção e podem conter enzimas para hidrolização de açúcares.

Estereocílios: São microvilosidades muito longas que revestem a superfície do lume de certas células colunares. Em alta ampliação eles são vistos como finas estruturas semelhantes a cílios, porém são consideravelmente mais finos e não possuem motilidade. Embora suas funções  não estejam estabelecidas, é provável que promovam absorção através da ampliação da superfície celular no sistema do aparelho reprodutor masculino e gerem sinais no ouvido.

Cílios: Ao contrário dos estereocílios e das microvilosidades, são processos celulares ondulados e móveis. Cada cílio possui uma subestrutura microtubular interna estruturada para contratilidade.

Queratina: Uma proteína considerada secundária, que tem a função de impermeabilizar a pele impedindo a perda de água, oferecendo ainda firmeza á pele. Também está presente no cabelo,unhas, casco, chifre entre outros. 
Para compreender melhor, algumas fotomicrografias de lâminas.

Tecido Epitelial de Revestimento Simples Pavimentoso


   
Microscopia de um pulmão (alvéolo) - 40x ;

Suas células achatadas tem a função de troca seletiva de fluídos e gases, e sua superfície sem atritos facilita a realização de movimentos. Também pode ser encontrados revestindo vasos sanguíneos e linfáticos etc.


Tecido Epitelial de Revestimento Simples Cúbico


Microscopia de um rim - 40x;

Nota-se que o epitélio possui apenas uma camada  e suas células tem forma cuboidal, uma forma simples e prática de distinguir a forma cúbica da célula é seu núcleo que se apresenta extremamente arredondado. Células do tipo cúbica simples geralmente tem a função de secreção, absorção, formar ductos ou canais, proteção. Esse tecido também pode se apresentar  na superfície epitelial do ovário, epitélio pigmento o olho etc.

Tecido Epitelial  de Revestimento Simples Cilíndrico


 


                                            Microscopia de vesícula biliar - 40x;

A funcionalidade desse tecido colunar geralmente é de absorver, transportar, secretar, absorver , formar ductos e proteger. Revestindo também estômago glandular, intestino delgado e grosso, útero e tubas uterinas entre outros.

Epitélio de Revestimento Pseudoestratificado Cilíndrico Ciliado com Células Caliciformes





                                             Microscopia Traquéia - 40x;

 Observa-se que esse tecido é constituído aparentemente de várias camadas, porém se trata de núcleos em diferentes posições, devido a isso se dá o nome de pseudoestratificado, falso estratificado. Uma forma simples de diferenciar esses tecidos ao microscópio é a presença de especializações de membrana no qual o estratificado não possui, podendo apresentar somente a queratina, e a forma da célula pseudo se apresenta sempre cilíndrica.
As células caliciformes possuem  núcleos lateralizados devido elas armazenarem em seu citoplasma um muco pegajoso que juntamente com os cílios no qual conduz o muco são responsáveis por reterem  impurezas do trato respiratório. A função desse tecido é transportar, secretar, absorver e proteger, também está presente  nos brônquios primários e secundários, saco lacrimal, cavidade nasal etc.

Epitélio de Revestimento Estratificado Pavimentoso Queratinizado




                                             Microscopia Pele (epiderme) - 40x;

É o mais comum dentre os epitélios de múltipla camada, cobrindo a maior parte da superfície externa do corpo e funciona basicamente para proteger os tecidos por ele cobertos e prevenir sua dissecação. O processo de queratinização é completo nesse tecido e leva subsequente morte de cada célula envolvida. Como resultado, esse tecido constitui-se tanto de células vivas como de células mortas .  A espessa camada de queratina tem a função de proteção da pele, nota-se que em sua parte mais clara encontra-se uma camada denominada granulosa que envolve células mortas, na qual é considerada queratina "nova" comparada com sua parte escura queratina "velha" composta de várias camadas de células mortas em forma de escama. Esse tecido também reveste  a laringe, porções dos sistemas reprodutores da fêmea e do macho, porções oral, esofágica e anal do trato gastrointestinal.

Epitélio de Revestimento de Transição
Microscopia Ureter - 20x;


Microscopia Ureter - 40x ;

Esse tipo de tecido é encontrado apenas no sistema urogenital o qual está sujeito a uma inerente variação de pressão interna e capacidade e, consequentemente, é revestido por esse tipo especial de epitélio que pode alterar sua forma. O epitélio de transição tem uma aparência que varia entre o epitélio estratificado pavimentoso quando está em seu estado estendido onde a espessura do seu epitélio é enormemente reduzida tornando as células apicais achatadas, e ao epitélio estratificado cúbico quando está em seu estado relaxado. Sua função é de proteção e capacidade de distenção.



2 comentários: