sábado, 9 de novembro de 2013

Sistema Digestório

Sistema  Digestório

Cavidade Oral

O sistema digestório composto pela cavidade oral, trato alimentar e glândulas associadas, atua na ingestão, mastigação, deglutição, digestão e absorção dos alimentos, assim como na eliminação dos remanescentes não-digeríveis.




Mucosa Oral

A cavidade oral é recoberta pela mucosa oral, composta por um epitélio estratificado pavimentoso úmido que pode ser não-queratinizado, paraqueratinizado ou ortoqueratinizado e um tecido conjuntivo frouxo ou deso não-modelado subjacente, pode ser dividida em três categorias: mucosa de revestimento, mucosa mastigatória e mucosa especializada.

Mucosa Mastigatória- Se apresentam em regiões da cavidade oral que estão expostas a consideráveis forças de fricção e de atrito , por exemplo, gengiva , superfície dorsal da da língua e palato duro.

Mucosa de Revestimento- Recobre o restante da cavidade oral.

Mucosa Especializada - Recobrem regiões da mucosa oral que possuem botões gustativos, como a superfície dorsal da língua e áreas do palato mole,  e ainda mucosa da faringe.



Lábios

 O lábio possui três regiões: a face externa formada por pele delgada, a zona de transição, borda vermelha, e a face interna formada pela mucosa do vestíbulo oral.











Dentes

Cada dente, quer seja decíduo ou permanente, possui uma coroa, um colo e uma raiz.

Polpa 

A polpa, um tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e inervado, é cercada pela dentina e se comunica com o ligamento periodontal através do forame apical.

Odontogênese

A odontogênese começa com aparecimento da lâmina dentária.

Palato

O palato, compreende o palato duro, o palato mole é a úvula, separa a cavidade oral da cavidade nasal.

Língua

A língua possui três regiões: os dois terços anteriores, o terço posterior e uma raiz.


Língua. 


Língua, papilas fusiformes;










Língua, mucosa dorsal. Seta longa- Papilas fungiformes. Seta curta- Papilas filiformes. 1 e 2- Epitélio estratificado pavimentoso não-queratinizado. Asterisco- lâmina própria.


Língua, mucosa dorsal. Seta longa- Papilas fungiformes;


Língua, Feixe vásculo nervoso. Seta longa- Artéria, Asterisco- Veia, Seta curta- Nervo. 1- Músculo estriado esquelético, 2- Tecido Adiposo;


Língua, mucosa ventral. 1- Epitélio estratificado pavimentoso não-queratinizado. 2- lâmina própria.

Sistema Digestório: Tubo Digestivo

O tubo digestivo , a continuação da cavidade oral, é uma porção tubular do trato digestivo. Nele, os alimentos são agitados , liquefeitos e digeridos; os elementos nutricionais e a água são absorvidos; e seus componentes  não-digeríveis são eliminados. O tubo digestivo, tem cerca de  9 metros de comprimento, é subdividido em regiões morfologicamente conhecidas: o esôfago, o estômago, o intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) e o intestino grosso ( ceco, reto , canal anal e apêndice).





O tubo digestivo é constituído por quatro camadas concêntricas: mucosa, submucosa, túnica muscular, externa e serosa.


Mucosa- O lúmen do tubo digestivo é revestido por um epitélio e um tecido conjuntivo frouxo subjacente conhecido como lâmina própria. Este tecido conjuntivo altamente vascularizado contém glândulas, assim como vasos linfáticos. Circundando essa camada de tecido conjuntivo está a camada muscular mucosa, constituída de uma camada circular interna e uma camada longitudinal externa de músculo liso. O epitélio, a lâmina própria e a camada muscular da mucosa são coletivamente denominados de mucosa.

Submucosa- A mucosa é circundada por uma camada de tecido conjuntivo fibroelástico, mais fibroso que o tecido conjuntivo frouxo da lâmina própria, a submucosa. Esta camada não contém glândulas, exceto no esôfago e no duodeno. Possui também vasos  sanguíneos e linfáticos, assim como um componente conhecido como sistema nervoso entérico conhecido como plexo submucoso de Meissner. Este plexo, que também possui corpos de neurônios pós-ganglionares parassimpáticos, controla a motilidade da mucosa e as atividades excretoras das suas glândulas.


Túnica Muscular Externa

A túnica muscular externa é geralmente constituída de uma camada circular interna e uma camada longitudinal externa, ambas de músculo liso.


Serosa e Adventícia

A túnica muscular  externa é envolvida por uma delgada camada de tecido conjuntivo que pode ou não ser recoberta pelo epitélio simples pavimentoso do peritônio visceral. Se a região do tubo digestivo é intraperitoneal, ela é recoberta pelo peritônio, e esta cobertura é conhecida como serosa. Se o órgão é retroperitoneal, ele fica aderido à parede  do corpo por um tecido conjuntivo frouxo, sem revestimento mesotelial, conhecido como adventícia.



Esôfago

O esôfago é um tubo muscular, medindo aproximadamente 25 cm de comprimento, que transporta o bolo alimentar da orofaringe para o estômago.





Esôfago, L- luz, EEP- epitélio, MM- Muscular da mucosa, GE- glândulas esofagianas, LP- lâmina própria.



Esôfago, L- Luz, EEP- Epitélio estratificado pavimentoso, M-mucosa, Sm- submucosa, MM- muscular da mucosa, GE- Glândulas esofagianas, MCI- Muscular circular interna, ML- muscular longitudinal externo.








Estômago

O estômago é responsável pela formação e processamento do alimento ingerido em um fluido denso e ácido conhecido como quimo.


Estômago.










Intestino Delgado 

O intestino delgado possui três regiões: duodeno, jejuno e íleo.












Intestino Grosso


O intestino grosso é subdividido em ceco, colo, reto e ânus; o apêndice é uma pequena invaginação em fundo cego do ceco.


Colo- Corresponde a quase todo o comprimento do intestino grosso. Ele recebe o quimo do íleo através da valva ileocecal, um esfíncter anatômico e fisiológico que impede o refluxo do conteúdo de ceco para o íleo.

Reto e Canal Anal- O reto assemelha-se ao colo histologicamente, mas as criptas de Lieberkuhn são mais profundas e em menor número por unidade de área. O canal anal, a continuação mais estreita do reto, tem cerca de 3 a 4 cm de comprimento. Sua criptas são curtas e escassas e já não estão presentes na metade distal do canal.





Intestino grosso (reto) . É possível observar-se a túnica  mucosa onde se encontraram as glândulas de Lieberkuhn, a submucosa com tecido conjuntivo frouxo e a túnica muscular com as duas subcamadas de músculo liso. Uma subcamada de músculo liso apresenta fibras musculares lisas em corte longitudinal e a outra, fibras musculares lisas em corte transversal. A última camada que é a mais externa é a serosa; - 40x;
 

Intestino grosso (reto). Aparece bem nítida a mucosa, neste aumento chama a atenção as glândulas da Lieberkuhn muito bem definida com as suas células caliciformes, bem claras, secretoras de muco.

Apêndice cecal, observa-se a túnica mucosa com glândulas pouco desenvolvidas. É possível se observar a túnica  da submucosa com nódulos linfáticos e a túnica muscular com as suas duas subcamadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário