quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sistema Circulatório



Sistema Circulatório 
O sistema circulatório abrange o sistema cardiovascular e o sistema vascular linfático. A função do cardiovascular é transportar sangue em ambas as direções, entre o coração e os tecidos. A função do sistema linfático é coletar a linfa, o excesso de fluido tissular extracelular, e devolvê-lo para o sistema cardiovascular. Deste modo, o sistema vascular linfático constitui um transporte unidirecional, enquanto o sistema cardiovascular permite a circulação em dois sentidos.

Sistema Cardiovascular



O sistema cardiovascular é constituído pelo coração, um órgão muscular que bombeia sangue para os dois circuitos distintos: o circuito pulmonar, que transporta o sangue de e para os pulmões, e circuito sistêmico, que distribui o sangue de e para todos os órgãos e tecidos do corpo. Esses circuitos consistem em:



Artérias- Uma série de vasos que transportam sangue a partir do coração através da ramificação de vasos de diâmetro cada vez menor, ramificando-se em capilares para suprir de sangue todas as regiões.


Artéria Muscular - 4x;


Artéria Elástica - 4x;



Capilares- Vasos sanguíneos de paredes delgadas, os quais possuem o menor calibre dentre os tipos de vasos e formam leitos capilares, através dos quais gases, nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios e substâncias sinalizadoras são trocadas ou passam entre o sangue e os tecidos do corpo a fim de sustentar as atividades metabólicas normais.


Fotomicrografia de um capilar do cerebelo de um macaco - 270x;

Eletromicrografia de um capilar contínuo na glândula salivar submandibular de um rato - 13000x;


Veias- Vasos que drenam os leitos capilares e formam vasos cada vez maiores que levam o sangue de volta ao coração.



1 - Artéria Muscular   2- Veia, Aumento de 4x;



Corte transversal através de uma pequena artéria e sua veia muscular acompanhante - 10x; 

Coração



O coração é um órgão muscular que se contrai ritmicamente, enquanto bombeia o sangue pelo sistema  circulatório. Suas paredes são constituídas de três túnicas: a interna, ou endocárdio; a média, ou miocárdio; e a externa, ou pericárdio.

 Ilustração de um coração e suas túnicas vista semelhante ao microscópio em aumento de 4x;

Fibras de Purkinje, CM= Músculo Cardíaco; PF= Fibras de Purkinje; N= Núcleo das células de Purkinje; CT= Tecido Conjuntivo.  Aumento de 270x;

Coração - 100x;

Coração - 100x;


 Coração - 40x;

Endocárdio- Uma camada formada por um endotélio ( epitélio simples pavimentoso) e pelo tecido conjuntivo subendotelial, reveste o lúmen do coração. 

Coração -100x;

Miocárdio- Espessa Camada média do coração composta por células musculares estriadas cardíacas.
Coração - 40x;


Epicárdio- Fina camada de tecido conjuntiva coberta externamente por um mesotélio, o epicárdio representa o homólogo da túnica adventícia dos vasos sanguíneos.



Coração 40x;



As paredes dos vasos sanguíneos são compostas por três camadas: a túnica íntima, túnica média e a túnica adventícia.


Corte transversal mostrando parte de uma artéria muscular;





Túnica Íntima – Camada mais interna constituída de uma única camada de células endoteliais achatadas, pavimentosas, que formam um tubo que reveste o lúmen do vaso, e o tecido conjuntivo subendotelial subjacente.



Túnica Média – Camada intermediária constituída principalmente de células musculares lisas orientadas concentricamente ao redor do lúmen.



Túnica Adventícia - Camada mais externa constituída principalmente por tecido conjuntivo fibroelástico organizado longitudinalmente.


Artéria Elástica -10x;


Artéria Elástica, 1- Túnica Íntima, 2- Túnica Média, 3- Túnica Adventícia; Ponta da seta - Endotélio -40x; 


Artéria Elástica- 10x; 


Artéria Muscular- 10x; 


Artéria Muscular- 40x; 


Veia, 1- Túnica Média 2-Túnica Adventícia  Seta- Túnica Íntima - 40x;


Veia- 40x;


Veia,  1- Túnica Média 2- Túnica Adventícia - 10x;

Sistema Linfático

O sistema linfático é constituído por vasos que recolhem o excesso de fluido extracelular (linfa) dos espaços intersticiais dos tecidos e o devolvem para o sistema cardiovascular. Os vasos linfáticos estão presentes por todo corpo, exceto no sistema nervoso central e em algumas outras áreas , que incluem a órbita, ouvido interno, epiderme, cartilagem e tecido ósseo.

Capilares Linfáticos- Constituídos por uma única camada de células endoteliais extremamente achatadase uma lâmina basal incompleta.

Ductos Linfáticos-  São semelhantes às grandes veias. Lançam seu conteúdo nas grandes veias do pescoço.

Esquema da ultra-estrutura de um capilar linfático

Fotomicrografia de um vaso linfático conhecido como quelífero central (L)  localizado no eixo de tecido conjuntivo frouxo de uma vilosidade do intestino delgado- 270x;

Corte longitudinal de dois pequenos vasos linfáticos(VL). A seta normal mostra o fluxo da linfa e as setas pontilhadas mostram como as válvulas evitam o fluxo da linfa.
 












Um comentário: