sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sistema Respiratório





Sistema Respiratório

O sistema respiratório, constituído pelos pulmões e por uma sequência de vias aéreas que conduz ao ambiente externo, atua no fornecimento do oxigênio e na eliminação do dióxido de carbono das células do corpo. 





Ele é subdividido em dois maiores componentes : a porção condutora e a porção respiratória.



Porção Condutora 


A Porção condutora é situada dentro e fora dos pulmões que conduz o ar do ambiente externo para os pulmões. É composta de cavidade nasal, boca, nasofaringe, faringe, laringe, traquéia,brônquios primários, brônquios secundários ou lobares, brônquios terciários ou segmentares, bronquíolos e bronquíolos terminais.

Cavidade Nasal
São duas cavidades paralelas que vão das narinas até a faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que forçam o ar turbilhonar. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. A cavidade nasal tem a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para devido processamento.

Nasofaringe


A nasofaringe ou parte nasal da faringe é uma região posterior à cavidade nasal, acima do palato mole, é revestida por uma mucosa com um epitélio respiratório. Possui função respiratória e é uma extensão das cavidades nasais, a partir de aberturas duplas, os cóanos. Porção que antecede a orofaringe na via respiratória.


Laringe


A laringe, ou caixa de voz, é responsável pela fonação e por prevenir a entrada de alimentos e fluidos no sistema respiratório.

Traquéia


A traquéia é um tubo, com 12 cm de comprimento e 2cm de diâmetro, que se inicia na cartilagem cricóide da laringe e termina com a sua bifurcação para formar os brônquios primários. A parede da traquéia é reforçada por 10 a 12 anéis de cartilagem hialina em forma de ferradura.

Traquéia-10x;


A traquéia possui três camadas: mucosa, submucosa e adventícia.

Mucosa- É composta por um epitélio de revestimento pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, tecido conjuntivo frouxo subepitelial, ou lâmina própria, e um feixe espesso de fibras elásticas separando a mucosa da submucosa.

Submucosa- É composta por um tecido conjuntivo denso fibroeslástico contendo numerosas glândulas mucosas e seromucosas.

Adventícia- É composta por um tecido conjuntivo frouxo fibroelástico. A característica mais proeminente da adventícia é representada pelos anéis cartilaginosos em forma de C com tecido conjuntivo fibroso interposto.


Ilustração da traquéia  e suas camadas;


Traquéia de um macaco, Ci = Cílios, Gc= células caliciformes, MG= Glândulas, HC= cartilagem hialina, L= lúmen, PC= pericôndrio. 270x;


A= camada mucosa B= Submucosa C= Peças cartilaginosas em "c " D= Adventícia - 40x;


Traquéia. Mucosa (M), Submucosa (S), Glândulas (G), Cartilagem (C) - 100x;




Brônquios Primários


A estrutura dos brônquios primários é idêntica à da traquéia, exceto pelo fato de que os brônquios primários tem diâmetro menor e paredes mais delgadas. Cada brônquio primário penetra na raiz do pulmão, acompanhado pelas artérias pulmonares, veias e vasos linfáticos.

Ilustração de um brônquio ;


Pulmão, 1- Brônquio 2- Artéria brônquica 3- Veia brônquica - 2x;

Pulmão ( brônquio) 1- Epitélio Respiratório 2- Cartilagem 3- Glândulas 4- Músculo - 10x;


Brônquios Secundários e Terciários

Cada brônquio secundário supre um lobo do pulmão e os brônquios terciários suprem segmentos broncopulmonares. Os anéis cartilaginosos em forma de C são substituídos por placas irregulares de cartilagem hialina que envolvem completamente os lumens dos brônquios intrapulmonares, desta forma, essas vias aéreas não possuem um região achatada, mas não são totalmente arredondadas.

Bronquíolos

Os bronquíolos não possuem cartilagem em suas paredes, têm menos de  1 mm de diâmetro, e apresentam células de Clara em seu revestimento epitelial.

Ilustração de um bronquíolo;


Pulmão, 1- Bronquíolo 2- Ducto Alveolar 3- Alvéolo - 10x;


Células de Clara na parede de um bronquíolo terminal.

Eletromicografia de varredura das células de Clara e  células cúbicas ciliadas localizadas em um bronquíolo terminal de rato - 1817x;

Fotomicrografia de um bronquíolo - 117x;



Porção Respiratória 

A porção respiratória é composta por bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.

Bronquíolos Respiratórios

Correspondem à primeira região do sistema respiratório onde a troca de gases pode ocorrer.
Fotomicrografia de um bronquíolo respiratório (R) dando origem a um ducto alveolar (A).

Pulmão, 1- Bronquíolo terminal 2- Bronquíolo respiratório - 10x;


Ductos Alveolares, Átrios e Sacos Alveolares

Os ductos alveolares, átrios e alvéolos são supridos por uma rica rede capilar.

Ilustração de um alvéolo;


Transição de bronquíolo terminal para o ducto alveolar.




Fotomicrografia de corte espesso do pulmão, mostrando um bronquíolo terminal que se divide em em dois bronquíolos respiratórios, contendo alvéolos.

Pulmão - 40x;


Corte do pulmão mostrando bronquíolo terminal seguido de um bronquíolo respiratório que é contínuo com um saco alveolar e alvéolos.



Esquema da porção terminal da árvore brônquica.

Vista panorâmica de um corte de pulmão, mostrando bronquíolos de diversos calibres ( 1- 4) , vasos sanguíneos e alvéolos.






















 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sistema Circulatório



Sistema Circulatório 
O sistema circulatório abrange o sistema cardiovascular e o sistema vascular linfático. A função do cardiovascular é transportar sangue em ambas as direções, entre o coração e os tecidos. A função do sistema linfático é coletar a linfa, o excesso de fluido tissular extracelular, e devolvê-lo para o sistema cardiovascular. Deste modo, o sistema vascular linfático constitui um transporte unidirecional, enquanto o sistema cardiovascular permite a circulação em dois sentidos.

Sistema Cardiovascular



O sistema cardiovascular é constituído pelo coração, um órgão muscular que bombeia sangue para os dois circuitos distintos: o circuito pulmonar, que transporta o sangue de e para os pulmões, e circuito sistêmico, que distribui o sangue de e para todos os órgãos e tecidos do corpo. Esses circuitos consistem em:



Artérias- Uma série de vasos que transportam sangue a partir do coração através da ramificação de vasos de diâmetro cada vez menor, ramificando-se em capilares para suprir de sangue todas as regiões.


Artéria Muscular - 4x;


Artéria Elástica - 4x;



Capilares- Vasos sanguíneos de paredes delgadas, os quais possuem o menor calibre dentre os tipos de vasos e formam leitos capilares, através dos quais gases, nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios e substâncias sinalizadoras são trocadas ou passam entre o sangue e os tecidos do corpo a fim de sustentar as atividades metabólicas normais.


Fotomicrografia de um capilar do cerebelo de um macaco - 270x;

Eletromicrografia de um capilar contínuo na glândula salivar submandibular de um rato - 13000x;


Veias- Vasos que drenam os leitos capilares e formam vasos cada vez maiores que levam o sangue de volta ao coração.



1 - Artéria Muscular   2- Veia, Aumento de 4x;



Corte transversal através de uma pequena artéria e sua veia muscular acompanhante - 10x; 

Coração



O coração é um órgão muscular que se contrai ritmicamente, enquanto bombeia o sangue pelo sistema  circulatório. Suas paredes são constituídas de três túnicas: a interna, ou endocárdio; a média, ou miocárdio; e a externa, ou pericárdio.

 Ilustração de um coração e suas túnicas vista semelhante ao microscópio em aumento de 4x;

Fibras de Purkinje, CM= Músculo Cardíaco; PF= Fibras de Purkinje; N= Núcleo das células de Purkinje; CT= Tecido Conjuntivo.  Aumento de 270x;

Coração - 100x;

Coração - 100x;


 Coração - 40x;

Endocárdio- Uma camada formada por um endotélio ( epitélio simples pavimentoso) e pelo tecido conjuntivo subendotelial, reveste o lúmen do coração. 

Coração -100x;

Miocárdio- Espessa Camada média do coração composta por células musculares estriadas cardíacas.
Coração - 40x;


Epicárdio- Fina camada de tecido conjuntiva coberta externamente por um mesotélio, o epicárdio representa o homólogo da túnica adventícia dos vasos sanguíneos.



Coração 40x;



As paredes dos vasos sanguíneos são compostas por três camadas: a túnica íntima, túnica média e a túnica adventícia.


Corte transversal mostrando parte de uma artéria muscular;





Túnica Íntima – Camada mais interna constituída de uma única camada de células endoteliais achatadas, pavimentosas, que formam um tubo que reveste o lúmen do vaso, e o tecido conjuntivo subendotelial subjacente.



Túnica Média – Camada intermediária constituída principalmente de células musculares lisas orientadas concentricamente ao redor do lúmen.



Túnica Adventícia - Camada mais externa constituída principalmente por tecido conjuntivo fibroelástico organizado longitudinalmente.


Artéria Elástica -10x;


Artéria Elástica, 1- Túnica Íntima, 2- Túnica Média, 3- Túnica Adventícia; Ponta da seta - Endotélio -40x; 


Artéria Elástica- 10x; 


Artéria Muscular- 10x; 


Artéria Muscular- 40x; 


Veia, 1- Túnica Média 2-Túnica Adventícia  Seta- Túnica Íntima - 40x;


Veia- 40x;


Veia,  1- Túnica Média 2- Túnica Adventícia - 10x;

Sistema Linfático

O sistema linfático é constituído por vasos que recolhem o excesso de fluido extracelular (linfa) dos espaços intersticiais dos tecidos e o devolvem para o sistema cardiovascular. Os vasos linfáticos estão presentes por todo corpo, exceto no sistema nervoso central e em algumas outras áreas , que incluem a órbita, ouvido interno, epiderme, cartilagem e tecido ósseo.

Capilares Linfáticos- Constituídos por uma única camada de células endoteliais extremamente achatadase uma lâmina basal incompleta.

Ductos Linfáticos-  São semelhantes às grandes veias. Lançam seu conteúdo nas grandes veias do pescoço.

Esquema da ultra-estrutura de um capilar linfático

Fotomicrografia de um vaso linfático conhecido como quelífero central (L)  localizado no eixo de tecido conjuntivo frouxo de uma vilosidade do intestino delgado- 270x;

Corte longitudinal de dois pequenos vasos linfáticos(VL). A seta normal mostra o fluxo da linfa e as setas pontilhadas mostram como as válvulas evitam o fluxo da linfa.