terça-feira, 26 de novembro de 2013

Referências Bibliográficas




Referências Bibliográficas


GARTNER, Leslie P; HIATT, James L. Tratado de histologia. 3 ed.Trad. Thaís Porto Amadeu. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Pag. 87-111.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Histologia básica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2008. Pag. 67-184, 154-180, 284-316, 339-357, 371-387.

SAMUELSON, Don A. Tratado de histologia veterinária. Trad. Newton da Cruz Rocha. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Pag. 87-189.





Por: 

Daniele Malikoski




 Thainara Meneguelli




sábado, 9 de novembro de 2013

Sistema Digestório

Sistema  Digestório

Cavidade Oral

O sistema digestório composto pela cavidade oral, trato alimentar e glândulas associadas, atua na ingestão, mastigação, deglutição, digestão e absorção dos alimentos, assim como na eliminação dos remanescentes não-digeríveis.




Mucosa Oral

A cavidade oral é recoberta pela mucosa oral, composta por um epitélio estratificado pavimentoso úmido que pode ser não-queratinizado, paraqueratinizado ou ortoqueratinizado e um tecido conjuntivo frouxo ou deso não-modelado subjacente, pode ser dividida em três categorias: mucosa de revestimento, mucosa mastigatória e mucosa especializada.

Mucosa Mastigatória- Se apresentam em regiões da cavidade oral que estão expostas a consideráveis forças de fricção e de atrito , por exemplo, gengiva , superfície dorsal da da língua e palato duro.

Mucosa de Revestimento- Recobre o restante da cavidade oral.

Mucosa Especializada - Recobrem regiões da mucosa oral que possuem botões gustativos, como a superfície dorsal da língua e áreas do palato mole,  e ainda mucosa da faringe.



Lábios

 O lábio possui três regiões: a face externa formada por pele delgada, a zona de transição, borda vermelha, e a face interna formada pela mucosa do vestíbulo oral.











Dentes

Cada dente, quer seja decíduo ou permanente, possui uma coroa, um colo e uma raiz.

Polpa 

A polpa, um tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e inervado, é cercada pela dentina e se comunica com o ligamento periodontal através do forame apical.

Odontogênese

A odontogênese começa com aparecimento da lâmina dentária.

Palato

O palato, compreende o palato duro, o palato mole é a úvula, separa a cavidade oral da cavidade nasal.

Língua

A língua possui três regiões: os dois terços anteriores, o terço posterior e uma raiz.


Língua. 


Língua, papilas fusiformes;










Língua, mucosa dorsal. Seta longa- Papilas fungiformes. Seta curta- Papilas filiformes. 1 e 2- Epitélio estratificado pavimentoso não-queratinizado. Asterisco- lâmina própria.


Língua, mucosa dorsal. Seta longa- Papilas fungiformes;


Língua, Feixe vásculo nervoso. Seta longa- Artéria, Asterisco- Veia, Seta curta- Nervo. 1- Músculo estriado esquelético, 2- Tecido Adiposo;


Língua, mucosa ventral. 1- Epitélio estratificado pavimentoso não-queratinizado. 2- lâmina própria.

Sistema Digestório: Tubo Digestivo

O tubo digestivo , a continuação da cavidade oral, é uma porção tubular do trato digestivo. Nele, os alimentos são agitados , liquefeitos e digeridos; os elementos nutricionais e a água são absorvidos; e seus componentes  não-digeríveis são eliminados. O tubo digestivo, tem cerca de  9 metros de comprimento, é subdividido em regiões morfologicamente conhecidas: o esôfago, o estômago, o intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) e o intestino grosso ( ceco, reto , canal anal e apêndice).





O tubo digestivo é constituído por quatro camadas concêntricas: mucosa, submucosa, túnica muscular, externa e serosa.


Mucosa- O lúmen do tubo digestivo é revestido por um epitélio e um tecido conjuntivo frouxo subjacente conhecido como lâmina própria. Este tecido conjuntivo altamente vascularizado contém glândulas, assim como vasos linfáticos. Circundando essa camada de tecido conjuntivo está a camada muscular mucosa, constituída de uma camada circular interna e uma camada longitudinal externa de músculo liso. O epitélio, a lâmina própria e a camada muscular da mucosa são coletivamente denominados de mucosa.

Submucosa- A mucosa é circundada por uma camada de tecido conjuntivo fibroelástico, mais fibroso que o tecido conjuntivo frouxo da lâmina própria, a submucosa. Esta camada não contém glândulas, exceto no esôfago e no duodeno. Possui também vasos  sanguíneos e linfáticos, assim como um componente conhecido como sistema nervoso entérico conhecido como plexo submucoso de Meissner. Este plexo, que também possui corpos de neurônios pós-ganglionares parassimpáticos, controla a motilidade da mucosa e as atividades excretoras das suas glândulas.


Túnica Muscular Externa

A túnica muscular externa é geralmente constituída de uma camada circular interna e uma camada longitudinal externa, ambas de músculo liso.


Serosa e Adventícia

A túnica muscular  externa é envolvida por uma delgada camada de tecido conjuntivo que pode ou não ser recoberta pelo epitélio simples pavimentoso do peritônio visceral. Se a região do tubo digestivo é intraperitoneal, ela é recoberta pelo peritônio, e esta cobertura é conhecida como serosa. Se o órgão é retroperitoneal, ele fica aderido à parede  do corpo por um tecido conjuntivo frouxo, sem revestimento mesotelial, conhecido como adventícia.



Esôfago

O esôfago é um tubo muscular, medindo aproximadamente 25 cm de comprimento, que transporta o bolo alimentar da orofaringe para o estômago.





Esôfago, L- luz, EEP- epitélio, MM- Muscular da mucosa, GE- glândulas esofagianas, LP- lâmina própria.



Esôfago, L- Luz, EEP- Epitélio estratificado pavimentoso, M-mucosa, Sm- submucosa, MM- muscular da mucosa, GE- Glândulas esofagianas, MCI- Muscular circular interna, ML- muscular longitudinal externo.








Estômago

O estômago é responsável pela formação e processamento do alimento ingerido em um fluido denso e ácido conhecido como quimo.


Estômago.










Intestino Delgado 

O intestino delgado possui três regiões: duodeno, jejuno e íleo.












Intestino Grosso


O intestino grosso é subdividido em ceco, colo, reto e ânus; o apêndice é uma pequena invaginação em fundo cego do ceco.


Colo- Corresponde a quase todo o comprimento do intestino grosso. Ele recebe o quimo do íleo através da valva ileocecal, um esfíncter anatômico e fisiológico que impede o refluxo do conteúdo de ceco para o íleo.

Reto e Canal Anal- O reto assemelha-se ao colo histologicamente, mas as criptas de Lieberkuhn são mais profundas e em menor número por unidade de área. O canal anal, a continuação mais estreita do reto, tem cerca de 3 a 4 cm de comprimento. Sua criptas são curtas e escassas e já não estão presentes na metade distal do canal.





Intestino grosso (reto) . É possível observar-se a túnica  mucosa onde se encontraram as glândulas de Lieberkuhn, a submucosa com tecido conjuntivo frouxo e a túnica muscular com as duas subcamadas de músculo liso. Uma subcamada de músculo liso apresenta fibras musculares lisas em corte longitudinal e a outra, fibras musculares lisas em corte transversal. A última camada que é a mais externa é a serosa; - 40x;
 

Intestino grosso (reto). Aparece bem nítida a mucosa, neste aumento chama a atenção as glândulas da Lieberkuhn muito bem definida com as suas células caliciformes, bem claras, secretoras de muco.

Apêndice cecal, observa-se a túnica mucosa com glândulas pouco desenvolvidas. É possível se observar a túnica  da submucosa com nódulos linfáticos e a túnica muscular com as suas duas subcamadas.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sistema Urinário

Sistema Urinário


 O sistema urinário remove produtos tóxicos da circulação sanguínea provenientes do metabolismo e elimina a urina do corpo. Estas ações são realizadas pelos dois rins, que além de remover  as toxinas da corrente sanguínea também são responsáveis pela conservação de sais, glicose, proteínas e água, assim como de materiais adicionais que são essenciais para a manutenção de uma saúde adequada. Devido ás suas funções de eliminação e conservação, os rins também ajudam a regular a pressão sanguínea, a hemodinâmica e o equilíbrio ácido-básico do corpo.

Rim

Os rins são grandes órgãos avermelhados, com formato semelhante ao de um grão de feijão, situados retroperitonealmente na parede abdominal posterior. Eles possuem uma região côncava, conhecida como hilo, por onde o ureter, a veia renal, a artéria renal e os vasos linfáticos penetram nele.

O rim é subdividido em um córtex externo e uma medula interna.
Ilustração ;


Região cortical do Rim -40x;


Rim- 1- Córtex 2- Medula - 4x;

Rim em corte sagital, 1- Zona Cortical 2- Zona Medular 3- Papila Renal - 4x;


Túbulos Uriníferos

 O túbulo urinífero é a unidade funcional do rim, é composto de um néfron e um túbulo coletor.

Representação esquemática de túbulo urinífero que constitui néfron da zona cortical externa, túbulo e ductos coletores medulares.

Túbulo Urinífero e sua irrigação vascular e drenagem. O néfron justamedular se estende a regiões mais profundas da medula. Comparando-se ao néfron cortical.



Néfrons

Existem dois tipos de néfrons, dependendo da localização dos seus corpúsculos renais e do comprimento das suas alças de  Henle.


A- Rim em corte longitudinal ilustrando sua morfologia e circulação. B- Disposição do néfrons corticais e justamedulares.




Corpúsculo Renal

O corpúsculo renal é composto de um tufo de capilares, o glomérulo, envolvido pela cápsula de  Bowman.



Representação esquemática e fotomicrografia de um corpúsculo renal;



Túbulos Coletores

Os túbulos coletores composto de um epitélio simples cúbico,  transportam e modificam o ultrafiltrado do néfron até os cálices menores do rim.


Zona medular do rim em corte transversal - Asterisco- Ductos coletores - 100x;



Eletromicrografia de um túbulo coletor do rim de um coelho - 4790x;


C- Túbulos coletores, seta - abertura dos tubos coletores - 100x;



Medula do rim mostrabdo túbulos coletores  (TC), segmentos da alça de Henle (HL)  e células endoteliais (E) - 270x;

Micrografia eletrônica de transmissão das paredes de um capilar e de um túbulo coletor. M- mitocôndria Nu- nucléolo - 15000x;


Rim (região medular) Asteriscos- Ductos coletores - 40x;


Folheto Visceral da Cápsula de Bowman

O folheto visceral da cápsula de Bowman é composto de células epiteliais que se tornam modificados e são conhecidas como podócitos.


Glomérulo Renal , 1- Polo Vascular 2- Polo Urinário, Setas longas- Podócitos ( Folheto Visceral  da cápsula de Browman, Ponta da seta- Capilar Glomérulo  - 40x;


Glomérulo Renal , Ponta da seta - Folheto parietal da cápsula de Bowman, Asterisco - Espaço Capsular, seta longa - Célula mesangial intraglomerular - 40x;



Túbulo Proximal

O túbulo proximal possui duas regiões: o túbulo contorcido proximal e a porção reta do túbulo proximal.


Cortéx renal  mostrando túbulos contorcidos proximais (TCP)

Túbulo contorcido proximal (TCP), Capilares contendo hemácias,  e túbulos contorcidos distais (TCD)

Túbulos contorcidos Proximal (TP), Túbulos contorcidos Distal (TD) - 400x;


Segmentos Delgados da Alça de Henle

Os segmentos delgados da alça de Henle possuem três regiões: o segmento delgado descendente, a alça de Henle e o segmento delgado ascendente.


Micrografia eletrônica de transmissão da zona medular do rim de rato mostrando: secções transversais de uma alça de Henle, constituída por células epiteliais pavimentosas; de parte de um ducto coletor onde se observa o epitélio simples cúbico, e de capilares onde também se observam o endotélio delgado e hemácia.


Rim em corte tranversal, 1- Túbulo Coletor  2- Alça delgada de Henle - 10x;

Alça de Henle E- Espessa D- Delgada -400x;

Rim em corte  longitudinal, 1- Túbulo Coletor 2-  Porção delgada da Alça de Henle - 10x;


Túbulo Distal

O túbulo distal possui três regiões: a porção reta , mácula densa, e a porção contorcida.



Camada cortical do rim, mostrando túbulos contorcidos distais (TCD);


 Rim, 1-  Túbulo Contorcido Proximal  2- Túbulo Contorcido Distal  Seta-  Mácula densa - 10x; 


Glomérulo, TP - túbulo contorcido proximal, TD - Túbulo contorcido distal , seta- Mácula densa - 400x;


Vias Excretoras

As vias excretoras do sistema urinário são constituídas pelos cálices menores e maiores, pela pelve renal, pelo ureter, pela bexiga urinária e pela uretra única.


Cálices

Cada cálice recebe urina da papila renal de uma pirâmide renal; até quatro cálices menores podem lançar sua urina em um cálice maior.

Papila Rnal (PR) e Cálice Renal (CR) - 40x;


Ureter

Os ureteres conduzem a urina dos rins para a bexiga urinária.

 Ureter -40x;



        Ureter - 40x;


Ureter, Mc - Camada Mucosa, Ms- Camada Muscular, Ad- Camada Adventícia - 100x;



1- Bexiga Urinária 2 - Ureter  -10x;


Bexiga Urinária

A bexiga urinária armazena a urina até que esteja pronta para ser esvaziada.

Epitélio de transição da Bexiga de um macaco, LP- Lâmina Própria - 540x;


Bexiga Urinária de um macaco, E- Epitélio TC- Tecido Conjuntivo subepitelial M- Túnica Muscular - 58x;

Bexiga, MC - Camada Mucosa     MS- Camada Muscular  - 40x;



Uretra

A uretra transporta a urina da bexiga urinária para fora do corpo.


Papila Renal 

Corte do rim, 1- Parenquima Renal 2- Cápsula 3- Hilo Renal 4- Papila Renal   -4x;



Ponta da seta- Papila renal - 2X;


Ponta da seta - Papila Renal 



Aparelho Urinário - Equino 

Macho




Fêmea 



Aparelho Urinário - Cão